Roma, Itália (Erasmus +) | Dia 9

Dia 9 (28 Fev. ’16)

Hoje quando acordei deu-me uma panca para me maquilhar, e assim o fiz. Mas não fui a única, a Milene também se maquilhou.

_DSC0010

Eu e a Milene

Tal como combinado, quando eram 9 e quarenta, já lá estávamos na sala à espera do resto do grupo para irmos ter mais uma visita guiada. Lá chegámos ao ponto de encontro e conseguimos encontrar a nossa guia. Como ela não tinha a bandeirola para orientar o grupo, aproveitei o facto de ter já o meu chapéu de chuva de fora (tinha o utilizado para guiar o nosso grupo pois eu, a Milene e a Flávia éramos as únicas que sabíamos o caminho) e fiz eu de sinaleiro para o grupo seguir a guia.

_DSC0013

A Ana, eu e a Milene

Visitámos a praça dos gatos (a do dia anterior) e a nossa guia contou-nos que ali tinha sido morto Ceasar. Depois fomos à Fontana del Tartarughe (novamente já ali tínhamos estado no dia anterior), e passámos por uma das ruas do Ghetto, na qual parámos para ela nos contar que ali era onde os Judeus moravam e que tinham hora de recolher obrigatória, apenas tinham uma fonte para beber água, e que se olharmos para o chão, estão gravados no chão uns quadrados em ferro com o nome das pessoas que foram mortas durante a 2ª Guerra Mundial (Nazis). Levo-nos ao Teatro de Marcello (tal como no dia anterior), e por fim, entrámos numa exposição sobre a 2ª Guerra Mundial e sobre Anne Frank.

_DSC0021

O local em que Ceasar foi morto

_DSC0027

Placas com os nomes das pessoas que morreram nas mãos dos Nazis

_DSC0028

No Ghetto

_DSC0029

O Teatro de Marcello

_DSC0031

A exposição sobre a 2ª Guerra Mundial e Anne Frank

Quando saímos da exposição estava a chover torrencialmente, e como tal, acabámos a visita com a nossa guia a levar-nos a um restaurante ali perto (do outro lado do rio).

Depois do almoço, como continuava a chover imenso, decidimos ir para casa. Apanhámos um autocarro que nos levaria ao metro em Termini. O autocarro estava a abarrotar de pessoas e estava um cheiro horrível a suor. Mas é numa curva que surge a parte engraçada do dia, o autocarro faz uma curva mais pronunciada e como nós não nos conseguíamos agarrar bem (estávamos em pé agarradas umas às outras, mais precisamente assim, a Milene agarrada ao poste, a Filipa agarrada a ela, depois a Cavi e eu agarradas à Filipa, e a Flávia agarrada a mim) caímos todas (exceto a Milene) em cima da Inês que estava atrás de nós.

Leave a Reply

